OBJETO SONHO (DREAM OBJECT)
.png)
Com quais outras máquinas de imagem e som em movimento podemos sonhar? Quais são os cinemas possíveis?
A série Objetos Sonho são máquinas interativas inspiradas nas invenções tecnológicas do pré-cinema e do chamado "primeiro cinema". A ideia da serie nasceu do meu fascínio por máquinas e tecnologias que levaram à "invenção do cinema", das invenções mais famosas às menos bem-sucedidas. Muitas máquinas criadas neste período indicaram outras poéticas e possibilidades de cinema, para além da projeção padronizada e da hegemonia estabelecida após a criação do Cinematógrafo, pelos Irmãos Lumière, em 1895. Os objetos sonho são experimentados individualmente e exigem que o usuário as ative através de uma interação direta. São construídos a partir da recombinação tanto de elementos básicos do próprio cinema, como luz, cor, som, quanto dos elementos que compõem o alfabeto mecânico das imagens em movimento, como as engrenagens, lentes, filmes, criando assim invenções tecnológicas que sugerem outras possibilidades de relação e interação com a imagem em movimento. Com os Objetos Sonho proponho ir além da lógica da origem, coletando e reapropriando a circulação global da tecnologia da imagem em movimento e suas variações que permaneceram obscuras ou experimentais. A busca não é configurar a mesma magia e maravilhamento alcançados pela máquina-cinema, mas explorar outros desejos de cinema por meio de novas configurações tecnológicas e afetivas.
Os Objetos Sonho são aparatos de imagem em movimento e som, inventados a partir da recombinação de peças do universo industrial cinematográfico. É uma série de obras em desenvolvimento, por enquanto as que existem são: Feminoscópio, Giroscópio, Kellyscópio e Loiescópio. Atualmente as quatro estão expostas no CCBB RJ, e já participaram de exposições no Paço Imperial - RJ, Fábrica Bhering - RJ, Centro Cultural Feso Pró Arte - Teresópolis - RJ, e Canela Light Festival, em Canela - RS.
Meu pai trabalhou como projecionista em cinemas de rua do Rio de Janeiro e, além de construir uma réplica de um desses cinemas, ele coleciona projetores, moviolas e filmes analógicos. Ao conviver entre estas máquinas, equipamentos e salas de cinema, comecei a inventar outras máquinas imaginando outras formas de experienciar imagens em movimento, para além do paradigma convencional da projeção.
Percebo como certos potenciais que estavam presentes em alguns experimentos do passado não foram desenvolvidos e podem servir de inspiração para a imaginação de um futuro diferente e de novos mundos possíveis.
Objeto Sonho dialoga com os antigos objetos cinematográficos, inserindo-os como estruturas renovadas e transdutivas em novos circuitos de informação, buscando, com isso, descolonizar não apenas os resultados (a máquina em vez do filme; o instrumento em vez da obra), mas os próprios instrumentos inseridos dentro do imaginário colonizado, transformando-os em possibilidade de sonho e não apenas em serviços.
Exposições/FESTIVAIS



CCBB RJ





CANELA LIGHT FESTIVAL



paço imperial - bienal eba
.jpeg)
.jpg)

Fábrica bhering - matéria muta




hiperorgânicos - eba / ufrj
.jpeg)
Hiperogânicos, 2022, EBA-UFRJ
paço imperial - transfluências


